01 de Junho de 2011

A equipa da BE dinamizou, ao longo do ano, sessões de leitura e escrita tendo como público-alvo alunos de todo o Agrupamento, desde a educação pré -escolar até ao 11º ano de escolaridade.

De entre os vários objectivos propostos destacam-se os seguintes: seduzir para a leitura através de obras de literatura infanto-juvenil, criar expectativas de leitura, antecipar sentidos através do paratexto, título/ilustração/sinopse, estabelecer o contacto do leitor com o livro lido e sua interacção com o texto, promovendo o diálogo e o envolvimento emocional e cognitivo do indivíduo, desenvolver a expressão dos aprendentes, combater a iliteracia e contribuir para a formação de uma consciência cívica capaz de compreender questões ambientais, sociais, raciais e afectivas.

Estas sessões tiveram um carácter sistemático e desenvolveram-se, preferencialmente, nas áreas de Estudo Acompanhado e Área de Projecto.

Julgamos poder afirmar que o impacto e a receptividade, a estas sessões, foi bastante positiva, traduzindo-se num aumento de requisições domiciliárias como o demonstra o top de “ Os Livros mais Lidos”, no final do 2º período, onde se destaca O mundo em que Vivi, de llse Losa.

Eis algumas das obras que serviram para perspectivar o livro e a leitura enquanto fontes de prazer e reflexão, constituindo um ponto de partida para discussão /troca de ideias. Também se encontram disponíveis no blogue – www.oratodabiblioteca.blogspot.com alguns dos trabalhos produzidos pelos alunos como resultado destas sessões.

 

publicado por António Oliveira às 23:11

27 de Maio de 2011

Como sabes, comemora-se ao longo deste ano, o Ano Internacional das Florestas. Tiveste oportunidade de visitar a exposição sobre este tema, na biblioteca da escola sede e biblioteca do edifício da escola secundária. Propomos-te que vejas, também, este interessante documentário, de Yann Bertrand da Fundação “Goodplanet”

 

 

Se conheces e dominas a língua francesa, poderás, também ver o vídeo, em francês.

 

 

publicado por António Oliveira às 11:05

23 de Maio de 2011
publicado por António Oliveira às 23:46

04 de Maio de 2011

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

No dia 29 de Abril 2011, as três alunas apuradas na 1ª fase (a nível de escola) do concurso do Plano Nacional de Leitura – Ana Filipa Rodrigues, do 7ºB; Isabel Ferreira, do 9ºD e Bruna Teixeira, do 9ºB - deslocaram-se à Biblioteca Municipal de Vila Real a fim de representar a nossa escola na fase distrital. Para tal, tiveram de ler as obras “O Tesouro”, de Selma Lagerlöf e “O Senhor Valéry”, de Gonçalo M.Tavares.

Participaram primeiro na parte escrita, onde se destacaram 6 alunos do terceiro ciclo, de todas as escolas do distrito, tendo os restantes sido eliminados. Entre esses alunos vencedores estava Bruna Teixeira, do 9ºB, da Escola EB2,3 e Secundária de Vila Pouca de Aguiar. De seguida, procedeu-se à 2ª parte que consistia numa prova oral. Para grande contentamento de todos os elementos deste Agrupamento envolvidos no concurso do Plano Nacional de Leitura, a referida aluna foi seleccionada para representar a escola, em Lisboa, na fase nacional. Este evento foi filmado pela RTP.  

 

Parabéns à nossa vencedora, Bruna Raquel Teixeira.

                                                                                                 (Terceira a contar da Esquerda)

 

 

 


 

publicado por António Oliveira às 00:51

02 de Maio de 2011

Foi com bastante entusiasmo que os alunos das turmas C, D e E do 10º Ano e A, B, C e D do 7ºAno  participaram na actividade Circuitos de leitura e Escrita, integrada na Semana da Leitura.

Composta por vários jogos que estimulavam a criatividade, a reflexão sobre problemas e atitudes interventivas dos alunos, cada turma foi dividida em várias equipas que mediram as suas capacidades e as expuseram perante um júri composto por quatro alunos e um professor.

Como o tema base da Semana da Leitura, este ano, acompanhava a celebração do Ano Internacional das Florestas, todos os jogos abordavam, de algum modo, essa temática e toda a necessidade de uma eficaz preservação do ambiente.

Na primeira actividade os alunos deviam dar continuidade a um texto e imaginar as descobertas de um jovem curioso que adorava a natureza e gostava de passear pela floresta.

 Na segunda tarefa, os elementos de cada grupo deveriam criar um “slogan” relativo à preservação do ambiente e que estimulasse atitudes positivas ou promovesse a mudança de mentalidades.

Seguiu-se a declamação de um poema que procurava retratar a fúria da Natureza quando se “sentia” ultrajada.

Por fim, cada grupo deveria apresentar 5 propostas de solução para um problema: o flagelo dos Incêndios que, todos os anos têm assolado a nossa região. O representante de cada equipa deveria, depois, apresentar as propostas do grupo,  sob a forma de um pequeno discurso, perante o júri.

Vencida a timidez inicial, pudemos concluir que temos jovens conscientes dos problemas que afectam o nosso planeta e bastante activistas na apresentação de propostas de solução.

 

Equipas vencedoras  em cada turma:


10º D – Equipa  B (85 pontos) -  (Linda Inês, Rui Ralha, Cátia Dias, Isabel Filipa e Ana Rita)

10º C – Equipa B (82 pontos) – (Joana, João Fontes e Cátia)

10º E – Equipa C (70 pontos) – (Joana, Andreia, Gonçalo, Cristiano, José Pedro)


 

Alguns registos das intervenções dos alunos: 

publicado por António Oliveira às 22:59

29 de Abril de 2011

As crianças da Educação Pré-escolar do Agrupamento Vertical de Escolas de Vila Pouca de Aguiar Sul visitam regularmente a BE/CRE do Centro Escolar do Agrupamento. Estes encontros, além de satisfazerem os objectivos a que a BE/CRE se propõe, ajudam também a combater o isolamento a que os Jardins de Infância estão sujeitos, depois da reestruturação da rede do 1º Ciclo. São desenvolvidas as actividades de acordo com a planificação elaborada pela coordenadora deste departamento, membro da equipa da BE/CRE, em colaboração com a educadora titular do grupo /turma, consoante os interesses do mesmo. Além da avaliação realizada pelas respectivas docentes, são elaborados registos de avaliação, pelas crianças. Estas produções, expostas na BE/CRE, poderão dar a conhecer o que as crianças sabem e como se registam os seus saberes no Jardim de Infância.



 

publicado por António Oliveira às 14:58

27 de Março de 2011
23 de Março de 2011. Hoje foi um dia diferente para os alunos do 1.º ciclo do nosso Agrupamento: receberam a visita da escritora Regina Gouveia. 
Esta autora é professora de Físico-Química, já aposentada, e tem escrito livros de poesia para crianças que têm por tema a ciência. 
Com os alunos do 1.º e 2.º ano leu alguns poemas do livro “Ciência para meninos em poemas pequeninos” e fez experiências para explicar alguns dos fenómenos aí tratados. 
Aos alunos do 3.º e 4.º ano apresentou o poema “Era uma vez o Sol” do livro “Pelo sistema solar vamos todos viajar”.
Os alunos ficaram encantados com as experiências e com a simpatia da autora. Foi uma vivência que não esquecerão tão cedo e recordarão sempre que lerem os seus poemas. 
Esperamos que continue a escrever e a encantar-nos.

 

 

publicado por António Oliveira às 20:41

22 de Março de 2011

A RBE disponibiliza um conjunto alargado de recursos educativos, em linha, com o objectivo de apoiar as actividades a realizar pela biblioteca, pelos professores e alunos, na escola ou no domicílio.

 

publicado por António Oliveira às 15:10

20 de Março de 2011

 

Como é do vosso conhecimento, declarámos Março o mês das leituras, e iinicámo-lo da melhor forma. Na nossa escola, a 3 de Março, o Dr. Filipe Lopes, oriundo de Tomar, elemento do grupo Contador de Histórias, dinamizou duas sessões de sensibilização e motivação para a leitura  da poesia, intitulada " Ah! Isto é que é poesia?!", para os alunos do 10º, 11º e  12 º anos de escolaridade.
Durante a tarde, o referido formador apresentou  o seu livro " Zeca Garro", aos alunos do 3º e 4º anos de escolaridade. Estes tiveram oportunidade de ver e ouvir a explicação do autor, sobre as diversas fases de concepção deste livro.
A Semana da Leitura será, apenas, mais um momento condensado de propostas de leitura e escrita, pois, este ano, os alunos são visitados, regularmente, por elementos da equipa da Biblioteca Escolar que  lhes proporcionam momentos de leitura e reflexão sobre temas actuais, ora lhes apresentam excertos e sugerem novas leituras sobre a mesma temática, como foi o caso de obras relacionadas com o Holocausto. Deste modo, pretendemos promover hábitos de leitura, de forma continuada, e, simultaneamente,  perspectivar a leitura enquanto fonte de reflexão constituindo um ponto de partida para a troca de ideias, para que os alunos se tornem leitores mais críticos e interventivos.

 

Descarrega aqui o programa da Semana da Leitura.

 

publicado por António Oliveira às 15:54

17 de Março de 2011

publicado por António Oliveira às 22:39

mais sobre mim
pesquisar
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Novembro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
22
24
25
26

27
28
29
30


arquivos
2011:

 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12


2010:

 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12


2009:

 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12


2008:

 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12


2007:

 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12


tags

todas as tags

links
subscrever feeds
blogs SAPO